terça-feira, 13 de março de 2012

Um scanner e um motor de passo (intro)

Esqueletos de scanner


Para o que nos interessa, veremos nesta seção como é a parte de dentro de um scanner, ou seja a anatomia do equipamento.

Se você for curioso (o que recomendamos grandemente, por sinal - hehe!), você pode ver como o scanner é por dentro ao desmontar um que esteja fora de uso (isso porquê não indicamos que você inutilize o que tem em casa, claro...A não ser que você seja bom o suficiente...), embora aqui não mostraremos como... 

...


OBS1: Na imagem acima, a montagem que tínhamos no início. No lado direito da imagem temo um scanner que desmontamos e utilizamos sua estrutura mecânica para rodar fazer o movimento de ida e volta do experimento.


Mas vamos ao que interessa: 

Em geral, um scanner (de mesa) típico apresenta um sensor do dispositivo de carga acoplado (CCD - charge coupled device), espelhos, bandeja de vidro, lâmpada, lente, tampa (óbvio), filtros, barra estabilizadora, fonte, porta(s) de interface, circuitos de controle, e a parte física responsável pela movimentação:
  • cabeça de leitura
  • cinta
  • motor de passo
    • ou pode-se optar por coletar pelo próprio motor de passo, e para isso você tem de saber as relações entre as voltas das polias que conectam a conta ao motor de passo;
    • ou você pode usar um ultrassom, que veremos seu funcionamento em outra seção, que estamos a montar, ainda


Mas, então você observa e pensa: para que tudo isso...Se eu posso usar somente a cabeça de leitura (que é presa ao motor de passo por cintas) e o motor de passo? Afinal, eu posso ter um robozinho, sem ter que comprar um! (sim, não gostamos muito de sair gastando...)

O motor é este aqui, um MITSUMI Electronicsmodelo M35SP-7:

Motor visto por cima, perceba as polia acoplando a cinta do scanner ao motor com a barra estabilizadora passando por cima. 

OBS2: Percebe-se também os cabos que saem do motor - estes cabos serão ligados ao Arduino.


E o scanner, a propósito, que utilizamos no experimento é este (PLUSTEK OpticPro 4831P):
 
visto no início

visto depois das montagens dos sensores*
(*é a peça próxima dos cabos coloridos, no canto superior scanner dentro do scanner).


OBS3: os sensores, scanner, fonte de luz, Cd, e etc.., estão dentro de uma caixa que usamos para tornar o ambiente no scanner escuro o suficiente para captação dos sinais das raias do espectro eletromagnético.



Foi mais ou menos assim o porque de usarmos um scanner para fazer o movimento de ida e volta do sensor para captar os dados de irradiância...
Fora que, com o próprio movimento do scanner se coleta os dados de comprimento de onda.



Bom na seção a seguir veremos o funcionamento do motor de passo. Até lá!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, críticas, sugestões de melhorias, dúvidas, o que quiser. Mas por favor, seja educado e claro. OK?