terça-feira, 13 de março de 2012

Microcontroladores: ARDUINO



- Hardware e Software -







    O Arduino (acima) é uma plataforma física de computação de código aberto baseada numa simples placa micro controladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa. Com ele é possível criar circuitos interativos através da leitura de dados com sensores conectados a sua placa, controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP). O software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.

    Seus mantenedores possuem um serviço de venda do produto pré-montado, mas também é possível ao usuário montar seu próprio sistema, por se tratar de uma plataforma de hardware livre.

    O projeto para sua realização começou na Itália em 2005, com a intenção de criar um sistema de prototipagem mais barato do que os disponíveis naquele momento, para a realização de projetos escolares. Desde então já recebeu uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais em 2006, pela Prix Ars Eletrônica e até 2008 já havia vendido mais de 50.000 placas.

    O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma série de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP.). Os circuitos podem ser montados à mão ou comprados pré-montados; o software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.

    O software Arduino é um ambiente de código aberto escrito em Java e baseado na linguagem Processing e Wiring e foi esquematizado com o objetivo de introduzir programação a pessoas não muito familiarizadas com desenvolvimento de softwares.








    Outra característica interessante do Arduino é que ele permite receber vários Shields em camadas. Shields são placas adicionais que podem ser encaixadas sobre o Arduino, permitindo uma infinidade de aplicações, tais como uma placa de rede como mostra a Figura abaixo:


    Placa de rede adicionada sobre o Arduino

    Existem diferentes tipos de Arduino e a tabela abaixo nos fornece alguns destes:


    Tabela Interfaces e diferentes tipos de Arduino
    Modelo
    Descrição e tipo de conexão ao hospedeiro
    Controlador
    Serial Arduino
    Serial DB9 para programação
    ATmega8
    Arduino Extreme
    USB para programação
    ATmega8
    Arduino Mini
    Versão em miniatura do Arduino utilizando montagem superficial
    ATmega168
    Arduino Nano
    Versão menor que o Arduino Mini, energizado por USB e conectada por montagem superficial.
    ATmega168/328
    LilyPad Arduino
    Projeto minimalista para aplicações portáteis, utilizando montagem superficial. Por exemplo projetos e sistemas acoplados a roupas.
    ATmega168
    Arduino NG
    USB para programação
    ATmega8
    Arduino NG Plus
    USB para programação
    ATmega168
    Arduino BT
    Interface Bluetooth para comunicação
    ATmega168
    Arduino Diecimila
    Interface USB
    Atmega168 em um pacote DIL28 (foto)
    Arduino Duemilanove
    Duemilanove significa "2009" em italiano. É energizado via USB/DC, com alternação automática
    Atmega168 (Atmega328 para a versão mais nova)
    Arduino Mega
    Montagem superficial (com mais do que 50 portas)
    ATmega1280 para E/S adicionais e memória
    Arduino Uno
    Utiliza Atmega8U2 para driver conversor Serial-USB, "Uno" significa "Um" em italiano.
    Esta versão é considerada a versão 1.0 do projeto, sendo que as placas que sucederem a esta serão referenciadas.
    ATmega328


    O projeto do Espectrofotômetro utiliza a verão MEGA R3 2560 (pois o microcontrolador é o ATmega2560), até porque trabalharemos com uma placa Ethernet acoplada ao Arduino, além de usarmos, pelo menos 5 sensores - Conversor de Frequência, Ultrassom, Termômetro Digital, LED, além do próprio motor de passo, fatores que requerem mais pinos para serem usados. Daí o MEGA (!!).


    Abaixo algumas informações sobre ele.





    Por aqui, fechamos a descrição do Arduino, usos, sua IDE, software, e tipos utilizados, além de vermos o Arduino que utilizaremos no experimento...


    ...Bom, e na seção a seguir, a relação entre um motor de passo e um scanner, além de entender melhor como usaremos este motor no experimento. Até lá!


    Um comentário :

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