Espectrofotômetro: O que é?

O que é um espectrofotômetro? Para que é utilizado? Quais são os princípios físicos utilizados em seu funcionamento:

 Inicialmente veremos o funcionamento de um espectrofotômetro comercial, e suas aplicações. Para fdins do projeto desenvolvido, usaremos elementos reciclados para a confecção de um espectrofotômetro "caseiro".


http://www.ufrgs.br/leo/site_espec/componentes.html
Acima: Esquema óptico dos principais componentes do espectrofotômetro. As letras representam: (a) fonte de luz, (b) colimador, (c) prisma ou rede de difração, (d) fenda seletora de X, (e) compartimento de amostras com cubeta contendo solução, (f) célula fotelétrica, (g) amplificador.


Alguns componentes são comuns a todos os espectrofotômetros, como é verificado a seguir. A luz, habitualmente fornecida por uma lâmpada, é separada em seus diversos comprimentos de onda, pelo prisma (dispersão) ou rede de difração (difração). O comprimento de onda selecionado é dirigido para a solução contida em um recipiente transparente (cubeta). Parte da luz é absorvida e parte é transmitida. A redução da intensidade luminosa é medida pelo detector (célula fotelétrica - no caso do modelo do projeto, o detector é um LDR, light dependent resistor) porque o sinal elétrico de saída do detector depende da intensidade da luz que incidiu sobre ele. O sinal elétrico amplificado é visualizado em um multímetro, em sinal de tensão, e lido como uma absorbância (razão entre a taxa de absorção da intensidade luminosa, em relação a taxa inicial) e é proporcional à concentração da substância absorvene existente na cubeta.


A seguir, animação do funcionamento de um espectrofotômetro:


http://www.ufrgs.br/leo/site_espec/espec.swf